27 fevereiro 2007

Viagem de Táxi

"Saí da casa de minha amiga para um sol de três horas da tarde, e num bairro que raramente frequento, Urca. O que mais acresceu a minha perdição. Estranhei tudo. E, por me estranhar, vime por um instante como sou. Gostei ou não? Simplesmente aceitei. Tomei um táxi que me deixaria em casa, e refleti sem amargura: muita coisa inútil na vida da gente serve como esse táxi: PARA NOS TRANSPORTAR DE UM PONTO ÚTIL A OUTRO. E eu nem quis conversar como chofer." (Clarice Lispector / Aprendendo a Viver / O Grupo) Na infância fui traumatizada. Enfiaram na minha garganta Eça de Queiroz, Mário Quintana, Carlos Drumond, Clarice Lispector...como aquelas imbecís acham que eu, do alto dos meus 10 anos, interpretaria este texto? O que eu entenderia por um táxi me levando de um ponto útil ao outro...não tinha nem iniciado as viagens da minha vida. Agora "adulta" (hahahah) enfrento a prateleira de "Autores Nacionais" e tento recuperar o tempo perdido.

Nenhum comentário: