10 março 2008

Síndrome da Alegria Constante

Acho que nunca antes relatei aqui um sonho. Costumo ter uns muitos e muito estranhos, mas na maioria das vezes, assim que me levanto eles somem na poeira do dia. O de hoje não. Acho que o de hoje vai ser um daqueles que vou contar para sempre. De dentro do carro eu via pela janela uma menina maravilhosa portadora de "Síndrome de Down" - ela estava do lado de fora do vidro e eu do lado de dentro. Tive muita vontade de tocá-la ou falar com ela, mas o vidro não permitiu. Na casa da minha mãe encontrei a certidão de nascimento de uma criança desconhecida. Na certidão eu aparecia como a mãe. No meio dos papéis encontrei uma foto - na foto uma menina com "Síndrome de Down". No sonho concluí que eu havia tido uma filha, que por algum motivo tinha sido escondida de mim...mas eu não me lembrava disso. No sonho concluí que a menina da foto era minha filha. Saí pelo bairro onde nasci procurando por moradores antigos que pudessem me confirmar esta informação e fui para na casa de uma vizinha que eu odiava na infância...infelizmente o resto do sonho não me lembro.
No percurso "oeste-leste" hoje pela manhã esse foi meu único pensamento.
Na escola, desde os primeiros anos convivi com Juliana. Juliana tinha "Síndrome de Down". Somente adolescente descobri que se tratava de uma "síndrome". Até então para mim, não tinha nada de diferente ou especial em Juliana. Depois de Juliana conheci e convivi com muitos outros. Um deles teve câncer e na época um médico disse a mãe que o percentual de cura de câncer em portadores de "Síndrome de Down" é 40% maior do que nos demais. O médico comentou que o comportamento positivo, que é característico nos pacientes portadores desta síndrome, seria a principal causa desse percentual maior...ele vive até hoje...muito bem. Eu nunca mais esqueci esse dado.
Sempre me intrigou uma síndrome que determina característica de fisionomia, fazendo parecer os portadores, pertencentes a uma mesma família. Como se estivessem acima das características hereditárias das suas próprias famílias. Como se fossem seres tão superiores que não precisassem obedecer nem às leis da hereditariedade. Uma síndrome que determina um eterno comportamento positivo. Uma síndrome que faça o ser mais sensível, mais carinhoso...mais humano. Uma síndrome que determina um formato específico para os olhos. Olhos que dão uma eterna impressão de alegria.
No meu sonho hoje, a filha que eu não tive.

13 comentários:

Sabrina disse...

são lindos mesmo!
...filha de outra vida, ou filha que ainda virá! ;)
beijos...

Unknown disse...

Sempre me emociona a sensibilidade, o tato e a alegria de portadores de Down.
Lembro sempre uam frase de Sebastião Salgado, maravilhoso fotoógrafo, que disse que a neta, portadora da síndrome, er aum anjo enviado por Deus.O nome dela é o mesmo meu..isso mexeu comigo.
Beijos mariah

Dani faxina

Cristina Soares disse...

Lindo o seu ponto de vista. Bonito, sensível !! E o sonho... cheio de mensagens, não ??? Um abraço !!

renata penna disse...

bonito sonho, e linda a tua forma de olhar pra ele.
:-)
bjo

Estava Perdida no Mar disse...

Nossa, chorei lendo este post. Uam vez disse que se eu tivesse um filho assim ia adorar poder cuidar dele. Minhas amigas acharão a coisa mais estranha do mundo. Quem disse que ela não foi sua filha? Nossa, este sonho é tão bom que deu vontade de mostrar pra minha analista.
Lindo...lindo...
Beijos

Anônimo disse...

acho que maria está precisando de uma/um irmã/irmão. E você de ampliar a família... ia ser bem bom. carlota

...aquela que voa disse...

Que sonho lindo!! Que linda interpretação da vida!! Parabéns!! bjs :*

Vee disse...

Não penso que seja só um sonho, é mais, é um despertar!

Beijos!

R. disse...

Eu tenho um tio que tem Down. É o melhor sinuqueiro que eu já vi, haha. O cara é mestre.

Bjs

Camila disse...

Muito lindo mesmo!!!

Uma lição, até!!!

Beijos daqui...

Léo Ramos disse...

lindo sonho, linda a forma de expressão!

trabalhei com algumas crianças com Down, e realmente são pessoas que cativam.

Jana disse...

E pensar que apenas um cromossomo causa isso tudo...

Lindo sonho!

beijos

...aquela que voa disse...

oi, foi a primeira sim, mas virei muitas vezes. Já incluí teu link nos meus favoritos. Caso tenha selinho, me envie o código que postarei. bjs e Parabéns :)