24 maio 2008

A Arte...outros pensamentos

"Para que serve a Arte? Para nos dar a breve mas fulgurante ilusão da camélia, abrindo no tempo uma brecha emocional que parece irredutível à lógica animal.
Como nasce a Arte? Nasce da capacidade que tem o espírito de esculpir o campo sensorial.
Que faz a Arte por nós? Ele dá forma e torna visíveis nossas emoções, ao fazê-lo, apõe o selo de eternidade presente em todas as obras que, por uma forma particular, sabem encarnar a universadlidade dos afestos humanos.
O selo da eternidade...Que vida ausente essas iguarias, essas taças, esses tapertes e esses copos sugerem ao nosso coração? Além das margens do quadro, sem dúvida, o tumulto e o tédio da vida, essa corrida incessante e vã, exausta de projetos - mas, dentro, a plenitude de um momento suspenso arrancado do tempo da cobiça humana.
A cobiça humana! Somos incapazes de parar de desejar, e mesmo isso nos magnifica e nos mata. O desejo! Ele nos tranporta e crucifica, levando-nos cada dia ao campo de batalha onde na véspera perdemos mas que, ao sol, nos parece novamente um terreno de conquista, nos faz construir, quando, na verdade amanhã morreremos, impérios fadados a se tornar pós como se o conhecimento que temos dessa queda próxima não importasse à sede de edificá-los agora, nos insufla o recurso de querer também aquilo que não podemos possuir, e nos joga de manhãzinha na relva juncada de cadáveres, fornecendo-nos até a nossa morte projetos tão logo realizados e tão logo renascidos. Mas é tão extenuante desejar..."
Também extraído de "A elegância do ouriço"

7 comentários:

Anônimo disse...

Lindo Mariah...coisas maravilhosas nunca faltaram ao mundo, é nossa capacidade (ou a falta da mesma) de admirá-la que deixa a desejar.

Beijinhos.

Kelly Jessie

Pedro Favaro disse...

ok. Você venceu, vou ter que ler "A elegância do ouriço.".

. fina flor . disse...

que bonito isso, querida, de selo da eternidade

beijos

MM.

ps: nem preciso dizer que o sumiço tem a ver com o Sol na Boca, né? Quarta dia 28/05 será o último show da temporada [já viu as fotos?]....

Anônimo disse...

Me pergunto para que serve não só a arte, mas tudo o que faço em minha vida. E preciso acreditar que tudo tem um propósito, ou perco o sentido de viver...

Beijos.

Anônimo disse...

tanta arte que encanta...lindo tudo isso.
belo dia flor
beijos
Márcia(clarinha)

Jana disse...

ta. vou ter q ler esse livro...

beijos

Vanessa disse...

desejo é literalmente estimulante...