Passeei hoje, com Ara, à tarde. Fomos pela beira do Alster. Num recanto da margem, porto da Lombardsbrüche, para o lado de cá (da minha casa), vi uma praiazinha para crianças. Pequenina enseada, protegida, de um lado, por um pernambuco de pedra, ganho pelas ondas do lado, que vão e vêem por entre as pedras, convertendo-o em cachoeira. Marrecos flutuando, dando o peito redondo ao ímpeto em miniatura das ondas, ou mergulhando as cabeças. A 2 metros da terra, uma tela, firme em estacas. Os garotos podem nadar ali dentro. Há um quadrado, espécie de vasto caixão de areia, para os garotos brincarem. Perto, os salgueiros-chorões. Ondazinhas vêm lamber a praia de brinquedo.
E...mas...para estragar toda a mansa poesia do lugar: arvoraram, num poste, uma taboletazinha amarela:
"Lugar de brinquedo para crianças arianas"...
Guimarães Rosa... Inédito em livro até hoje, o diário foi escrito entre 1939 a 1941, muito antes de o autor mineiro publicar sua primeira obra . Rosa trabalhava como cônsul-adjunto no consulado brasileiro de Hamburgo, onde ficou até 1942.
09 maio 2008
Piscina de Arianos
13 de julho de 1940
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Oie!
Tem presentinho pra ti no Vestido, tá?
Bjm
uau... onde conseguiu isto então? rs
=P
Nossa!! que coisa mais interessante, guria!
Não sabia que ele tinha trabalhado no consulado brasileiro em Hamburgo, vivendo e aprendendo, coisa boa!
beijos!
oi amiga mariah, tentando reeguer-me e juntar cacos volto a esta casa, e as demais, na tentativa pifia de reviver dias melhores. um beijo.
Forte né? E foi ontem...
Racismo é muito forte.
Acho interessante que, de todos os que postaram, eu sou o primeiro a lembrar o nojo dessa posição racista asquerosa!!!!!
p.s: Vendo seus favoritos, o CDSM, ao invés de aparecer com o nome dele de blog aparece com meu nome de autor heheheh.. nada contra, nada contra...
Ele é um dos meus favoritos, embora eu não goste muito de Sagarana. Grande Sertão: Veredas é primoroso. Vivenciou muito, inclusive lástimas como a descrita. Algum dia o ser humano evolui.
Bjs
Mariah querida, eu não tive a oportunidade de ver o filme (apesar de sempre achar que eles pecam, e muito, na hora da adaptaçãO), mas o Hassan não tendo o lábio leporino, realmente é uma falha, pois é essa caracteristica que faz dele quem ele é. Mas, olha, esse foi um livro que me tocou muito, de verdade. Eu já li diversos, mas o Caçador de Pipas, é extremamente especial.
Beijos guria!!
Será que tem pra vender?
beijos daqui...
Nossa...que interessante. Não sabia que ele havia trabalhado como cônsul.
Qto ao lugar específico para crianças arianas, meu Deus..como pode alguém achar-se superior a quem sente as mesmas dores e possiu os mesmos sentimentos?
Bjinho...vc é jóia.
O que falar de Guimarões Rosa, o james joyce brasileiro.
" as pessos não morrem ficam encantadas"
Postar um comentário